Equipe Laletec


Rosana Ferrareto

Docente e pesquisadora do IFSP-SBV desde 2010, professora de línguas desde 1995, pós-doutora com estágio realizado no Departamento de Ciências Cognitivas da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, EUA (2018/2019), colaboradora do Red Hen Lab e membro do Clube Ciência igvec. Foi a primeira coordenadora da Arinter no IFSP-SBV. Fez intercâmbio estudantil em Brighton/Inglaterra em 1996 e capacitação docente na Community College of San Francisco, Califórnia, EUA (2016). Foi bolsista Fapesp e Capes. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp Araraquara, 2012), Mestre em Linguística (Unifran, 2010), Especialista em Design Instrucional para EaD (Unifei, 2015) e em Língua Inglesa (Unifran, 2006), Licenciada em Letras Português/Inglês (Unifeg, 1997). Palestrante da ciência linguística e apaixonada por eventos acadêmicos. Engajada com a formação de professores. Fundadora do Eplitec em 2015. Atua na Educação a distância desde 2010. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Informática na Educação. Organizou dois volumes de um livro em Linguística Aplicada. Produziu um MOOC de Redação Científica. Envolvida com orientações de projetos de extensão, de iniciação científica (CNPq e PIBIFSP) e de trabalhos de conclusão de curso na graduação e pós-graduação. Co-fundadora do Laletec em 2015 e fundadora do aCOMTECe em 2019. Educadora de cientistas. Escritora e leitora ávida de literatura acadêmica sobre a cognição humana e a comunicação científica. Tem experiência como avaliadora de redação em exames e concursos. Tem se dedicado ao ensino de escrita, desenvolvendo modelos conceptuais narrativos e visuais. Orienta o desenvolvimento de ferramentas linguísticas tecnológicas para a pesquisa e ensino, tendo participado do GSoC (2020). Atua, como pesquisadora, nas seguintes áreas: Linguística Cognitiva, Comunicação Científica, Escrita como processo de aprendizagem, Narrativa Cognitiva, Semântica de Frames, Multimodalidade na Linguagem, Argumentação e Retórica, Tecnologia e Educação, Metodologias Ativas e Aprendizagem Móvel.

Site
Currículo Lattes
Linkedin


Gabriela Lima

Gabriela Andrade Bueno de Lima, 19 anos, aluna do curso Bacharelado em Ciências da Computação no Instituto Federal de São João da Boa Vista. Atua como bolsista no Projeto de Extensão Laletec/aCOMTECe. Realiza um projeto de pesquisa de Iniciação Científica sobre o tema “Conexões entre Linguística Cognitiva e Educação Profissional e Tecnológica: revisão sistemática da literatura com uso de ferramenta tecnológica e produção audiovisual de conteúdo para a educação científica”, sob orientação da Professora Rosana Ferrareto. Possui capacitações em Formação Editoração – PHOTOSHOP, ILLUSTRATOR E INDESIGN (SENAC), Web Designer – HTML e CSS (SENAC), Arduino Básico (IFSP), Inglês (FCE) e Espanhol (SIELE).


Gustavo Prieto

Gustavo Aurélio Prieto, Bacharel em Ciências da Computação pela UFSCar e Mestre em Engenharia de Sofware pela mesma instituição. Em 208 foi bem sucedido em concurso público para o IFSP Campus São João da Boa Vista, onde trabalha desde então, ministrando disciplinas como: lógica de programação, Interface Humano-Computador, Banco de dados, Ciência, Tecnologia e Sociedade, entre outras. Leitor compulsivo, têm fé na pesquisa multidisciplinar, colecionador de quadrinhos desde 1987. A coleção possui 2.400 quadrinhos cadastrados e continua crescendo…

Currículo Lattes


Hiago Rosa

Atualmente discente no curso de Pós-Graduação Lato Senso em Humanidades: Ciência, Cultura e Sociedade. Graduado em Tecnologia em Sistemas para Internet. Aluno do IFSP desde 2015, quando conheceu o projeto Laletec e se apaixonou pela extensão, pesquisa e formação de pesquisadores e cientistas, atuando no projeto desde então. Participou do desenvolvimento de dois cursos EaD e um MOOC sobre escrita científica, metodologia de pesquisa e competência informacional. Quer unir seu conhecimento de tecnologia adquirido na graduação para contribuir com a comunicação científica e linguística cognitiva. Quer continuar a carreira de pesquisador e futuro docente universitário.

Currículo Lattes


Maria Carolina

Bibliotecária e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde o ano de 2009, trabalha na Biblioteca Comunitária “Wolgran Junqueira Ferreira” do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus São João da Boa Vista, com ênfase em competência informacional, ação cultural e gestão de bibliotecas.

Currículo Lattes


Vânia Gomes

Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos e Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde atualmente cursa Pós em Educação na Informática e, é integrante do projeto de extensão Laletec. Possui experiência no setor de TI na área de e-commerce. Atuou na área da educação com práticas de ensino da matemática e português. Lecionou em projeto de extensão atividades voltadas a lógica de programação. Buscadora e apaixonada por conhecimento se aventura pelas áreas de tecnologia, User Experience e Psicologia afim de contribuir com uma peça no quebra-cabeça da ciência. Interessada em linhas de pesquisas como: Linguística Cognitiva para divulgação científica eficaz e, além disso como ferramenta na Educação para o ensino da língua inglesa, Cognição, UX.. Participante do eixo tecnológico do grupo de pesquisa aCOMTECe.

Currículo Lattes


Victor Hugo

Meu nome é Victor Hugo, tenho 20 anos, e atualmente estou cursando Sistemas para Internet no 4º semestre do Instituto Federal de São Paulo, câmpus São João da Boa Vista. Sou empresário de uma agência que trabalha com publicidade para advogados, além de produção de sites. Sou entusiasta de novas tecnologias que visam ser ferramentas facilitadoras no cotidiano e apaixonado por cases de empresários e empresárias de sucesso.