A região de São João da Boa Vista tem se tornado um polo universitário de referência, para onde convergem muitos estudantes em busca de capacitação em nível técnico e superior.

Uma das necessidades desse público-alvo, alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, é a produção científica, para fins de elaboração de trabalhos acadêmicos.

A proposta de um laboratório de letramento técnico-científico justifica-se pela necessidade de contribuir para a capacitação desses pesquisadores, por meio de atividades que irão desenvolver sua competência informacional e letramento acadêmico, fundamentadas na noção de divulgação científica para publicação de impacto; no uso de estratégias de ensino-aprendizagem de redação científica em português e inglês; no desenvolvimento de habilidades de pesquisa, para normalizar textos e usar ferramentas digitais.

Pretende-se, assim, contribuir para a produção intelectual, científica e tecnológica da comunidade acadêmica de São João da Boa Vista e região, também por meio da difusão e divulgação do conhecimento construído por seus pesquisadores, público-alvo deste projeto.