Vem novidade por aí…

Palestras:

  • “Escreva bem ou pereça: estratégias textuais para a publicação” (Profa. Dra. Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues)
    A partir do paradigma ‘escreva bem ou pereça’, esta palestra vai discutir como estudiosos encontram, na publicação de sucesso, progresso em seu campo de estudo e atenção das agências de fomento e apresentar estratégias para desenvolver a habilidade da redação científica.

  • “As Perspectivas de Pesquisa na Área Tecnológica” (Prof. Me. Gustavo Aurélio Prieto)
    Esta palestra vai discutir como a evolução tecnológica, proporcionada pela criatividade e inovação na pesquisa científica, possibilita novas perspectivas atuais e futuras para o desenvolvimento de várias áreas acadêmicas e profissionais em muitos campos do conhecimento.

  • “O desenvolvimento da competência informacional do pesquisador” (Bibliotecária Me. Maria Carolina Gonçalves)
    Esta palestra tem como objetivo apresentar estratégias de pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento de habilidades informacionais nas rotinas das pesquisas científicas.

Mesa redonda:

Os desafios da pesquisa científica no século XXI

  • Dominar inglês para fazer ciência: a internacionalização da pesquisa (Profa. Dra. Rosana Ferrareto L. Rodrigues)
    A língua da ciência é o inglês, devido ao fato de os grandes periódicos de alto impacto, de todas as áreas do conhecimento, serem publicados no exterior. A palestra vai discutir a importância da internacionalização da pesquisa brasileira e apresentar os critérios de avaliação linguística dos artigos científicos submetidos aos periódicos internacionais principais de cada grande área do conhecimento (exatas, humanas e biológicas). Vai também apresentar estratégias de escrita científica em inglês, comparando-as às da escrita do português.

  • O papel da metodologia na pesquisa científica (Prof. Ms. Gustavo Aurélio Prieto)
    Será discutida a relevância da escolha de uma metodologia de pesquisa compatível com a área do conhecimento e com o tema da pesquisa proposta. Será analisado o papel da metodologia para o alcance dos objetivos e a formulação de resultados da pesquisa, apresentando-se um panorama sobre as abordagens e técnicas de pesquisa nas três grandes áreas do conhecimento (exatas, humanas e biológicas). Serão também discutidas as principais vantagens e desvantagens de abordagens qualitativas e quantitativas.

  • Ética em pesquisa científica e a questão do plágio (Bibliotecária Ms. Maria Carolina Gonçalves)
    O objetivo é discutir a ética na pesquisa científica em tempos de plágio. O plágio consiste na ação de copiar obras alheias sem a devida referência ao autor. Serão apresentados os tipos de plágio, formas de detectá-lo e esclarecidos os tipos de sanções a quem o comete. A conscientização da comunidade acadêmica é essencial para combater esse problema ético e de violação de direitos autorais.

Ciclos de oficinas

Oficinas da Profa. Rosana:

  • O Design da Redação Científica
    Serão trabalhados aspectos macroestruturais e microestruturais da redação científica, tais como: gêneros e tipologias textuais; coesão e coerência; técnicas argumentativas e uso da linguagem.

  • Redação de Projetos de Pesquisa
    A proposta da oficina é apresentar a estrutura textual de um projeto de pesquisa com vistas à redação adequada desse gênero textual científico no que diz respeito ao eixo temático, à composição e ao estilo da linguagem. Todas as seções do projeto serão apresentadas conceitualmente e serão trabalhadas estratégias que confiram ao texto um alcance argumentativo mais eficaz.

  • Redação de artigos científicos nas Áreas de Humanas/Exatas/Biológicas
    A proposta da oficina é analisar a estrutura retórica de artigos científicos em cada uma das três áreas do conhecimento e apresentar estruturas frasais e seções textuais típicas desses textos como elementos de construção linguística para a elaboração de trabalhos acadêmicos.

  • Inglês como língua da ciência e a redação de abstracts
    A oficina vai apresentar a tradução automática, a linguística de corpus (eletrônico) e os ambientes digitais para a escrita como expedientes metodológicos para a redação de resumos científicos em língua inglesa, visando a atender pesquisadores com proficiência insuficiente nesse idioma e a contribuir para que pesquisadores proficientes otimizem a qualidade de seus textos, adequando-os ao discurso científico em língua estrangeira.

Oficinas do Prof. Gustavo:

  • Ferramentas Digitais para Publicação
    Serão exploradas ferramentas digitais para a pesquisa e produção científica e discutidas as novas maneiras de organizar e acessar os dados de obras armazenadas, por meio de softwares de processamento de texto, de formação de banco de dados, e tecnologias que possibilitam a transferência de documentos, envio de mensagens e arquivos e consultas a máquinas remotas.
  • O uso de ferramentas digitais na metodologia de pesquisa científica nas Áreas de Humanas/Exatas/Biológicas
    A proposta da oficina é apresentar uma tipologia de ferramentas digitais disponíveis para a coleta, tratamento e apresentação de dados, durante os procedimentos metodológicos, em cada uma das três áreas do conhecimento, prevendo-se a abordagem de temas diferentes e aplicações diversas, para fins de otimização do gerenciamento de tempo e qualidade da pesquisa.
  • Gerenciadores de referência online: Zotero, Mendeley e EndNote
    A oficina vai orientar o uso de três gerenciadores de referência online, apresentando o conceito e as funcionalidades dessas ferramentas, comparando-as, discutindo sobre suas vantagens e desvantagens e permitindo sua manipulação.

Oficinas da Bibliotecária Maria Carolina:

  • Pesquisa bibliográfica e fontes de informação para as Áreas de Humanas/Exatas/Biológicas
    A proposta da oficina é apresentar as fontes de informação digitais disponíveis em cada uma das três áreas do conhecimento e desenvolver as estratégias de busca para a seleção de trabalhos acadêmicos que possam fazer parte do arcabouço teórico de pesquisas nos cursos de graduação e pós-graduação atendidos.
  • Pesquisa bibliográfica e fontes de informação para as Áreas de Humanas/Exatas/Biológicas
    A oficina vai apresentar as normas da ABNT para citações e referências dos mais diversos tipos de trabalhos acadêmicos, a partir de exercícios de consulta, leitura e uso dessas normas.

Ciclos de seminários

  • Consiste na troca de experiências entre alunos a partir de relatos sobre as mais diversas experiências de pesquisa, abordando temas tais como escolha de tema de pesquisa, participação em congresso, defesa de trabalhos acadêmicos, entre outros. Três alunos participam fazendo uma exposição de 20m cada e depois os coordenadores do Laletec mediam uma mesa de discussão com dúvidas do auditório.